By Paulo Teixeira for brasil247. A campanha #AgoraÉQueSãoElas foi um estouro. Terminou com caderno especial no Globo, matéria de capa na Época, análises na Folha, edição especial da Revista Fórum feita integralmente com texto de mulheres, dezenas e dezenas de espaços ocupados por mulheres ao longo de uma semana de mobilização. Resolvi subverter as regras e manter a campanha por mais um tempinho. Para dizer a verdade, gostei da experiência e vou fazer o possível para continuar publicando autoras queridas, pelo menos esporadicamente.

Quem escreve hoje é a Luciana Boiteux, professora de direito penal e criminologia na UFRJ. Ela traz uma discussão muito oportuna, sobre os efeitos maléficos da guerra às drogas, principalmente contra as mulheres. Esse assunto não pode morrer, tampouco a indignação pode esmorecer. É preciso construir uma nova política nacional de segurança pública, que ponha fim nesses abusos e nessas injustiças. Obrigado, Luciana, pela presença e pela luta. A palavra é sua:

Dentre as várias facetas do machismo, queremos falar de política de drogas. Isso porque os últimos dados do Infopen Mulher (importante realização do Depen) retratam um crescimento vertiginoso do número de mulheres presas no Brasil, que aumentou 567% em 15 anos. Se os homens ainda são a grande maioria dos presos, o número de presos homens cresceu bem menos, 220% no mesmo período. A maioria delas (58%) respondem pelo crime de tráfico de drogas ilícitas (sem considerar os Estados de São Paulo, onde esse número sobe para 72% e do Rio de Janeiro, não computados nesse índice). Dos homens, 23% respondem por tráfico.

Read more… 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Category

Uncategorized